10 Mudanças no corpo durante a gravidez

Descobriu que vai ser mãe? Então, este artigo é mesmo para si! A lista das mudanças no corpo é grande, sim, mas não se assuste.

O seu corpo tentará sempre compensar as alterações e quem sabe se não terá uma “gravidez santa”! Aproveite a sua barriguinha e desfrute ao máximo destes meses!

Para que não haja surpresas de maior, eis uma lista com as principais alterações sentidas pelas futuras mamãs! Veja:

1. Core
Como não poderia deixar de ser, as mudanças mais óbvias ocorrem no núcleo abdominal, englobando também a lombar e o diafragma.

2. Útero
Todas estas alterações corporais ocorrem para que o útero possa crescer, ao longo da gestação. Este é, sem dúvida, o órgão mais afetado pela gravidez, já que abrigará o bebé durante todo o processo. De referir que o útero tem de crescer centenas de vezes o seu tamanho normal para cumprir a ‘tarefa’. Por consequência, também os intestinos acabam por se mover, havendo o alargamento da cintura pélvica.

3. Coluna
O aumento do peso e do tamanho do útero fazem com que o centro de gravidade na futura mamã se mova para a frente, fazendo com que a posição da coluna se altere. Tudo isto vai influenciar a postura e a forma de caminhar. O habitual é que a curvatura lombar e dorsal aumente progressivamente durante o decorrer da gravidez.

4. Respiração
O padrão de respiração é outra das mudanças. Com uma caixa torácica mais larga e um bebé, torna-se mais difícil respirar. Não se preocupe: é um sintoma normal. No final da gravidez, o útero começa a pressionar o diafragma contra os pulmões e a sensação de falta de ar fica mais frequente. Esteja preparada! ☺

5. Retenção de líquidos
Quase nenhuma grávida escapa aos típicos pés inchados, certo? O nome técnico do inchaço é edema, que afeta bastante os tornozelos. Isto acontece porque, durante estes 9 meses, o organismo retém mais líquido.

Também poderá gostar...