Cientista portuguesa cria adesivo para buraquinhos pequenos nos corações dos bebês

Não é todos os dias que vemos uma cientista portuguesa a ser distinguida com os melhores do mundo, principalmente pelo desenvolvimento de uma tecnologia que pode mudar o mundo.

Mas foi mesmo isso que aconteceu com Maria Pereira de 28 anos, que desenvolve a sua actividade em Paris. Licenciada em Ciências Farmacêuticas  pela Universidade de Coimbra, juntamente com uma equipa multi-disciplinada e várias instituições conseguiu criar um adesivo inovador que pode ser aplicado em bebês que todos os anos nascem com problemas cardiovasculares.

Actualmente o rácio de nascimentos é de 6 em cada mil, o que significa uma percentagem muito elevada de crianças a serem salvas.

Actualmente todo o processo existente é feito com técnicas muito invasivas com aplicação de costuras ou objectos metálicos. Infelizmente estes objectos não têm a capacidade de crescer com a criança e podem causar problemas no tecido cardíaco.

Este adesivo pode ser colocado de maneira minimamente invasiva e mesmo com sangue adere bem ao tecido cardíaco.

É com noticias destas que ficamos mais descansados e felizes em saber que temos grandes mentes do nosso pais que efectivamente mudam o mundo 🙂

Adesivo

foto: reprodução google.com

 

You may also like...