Gravidez: como é que o bebé evolui durante os 9 meses? [com Video]

O ciclo mais perfeito da vida ocorre no útero de uma mulher. Quer ver?

A gravidez é, sem dúvida, a ‘viagem’ mais alucinante da vida de uma mulher. Se está à espera de um bebé, muitos parabéns! Curiosa para descobrir como será o crescimento do seu filhote? A forma como vai crescer e movimentar-se?

O primeiro trimestre de gestação assume um papel fulcral, já que, progressivamente, se desenham e constroem as estruturas primordiais do corpo e do cérebro. Quer espreitar a evolução da gravidez, de forma detalhada, mês a mês? Veja:

Mês 1
À medida que o óvulo fertilizado cresce, forma-se um saco impermeável em seu redor que se vai enchendo de fluído. Trata-se do saco amniótico, que vai acolher o bebé ao longo do seu desenvolvimento. Começa a desenhar-se o rosto, com grande círculos escuros para os olhos. No final do primeiro mês, o bebé é ainda mais pequeno do que um grão de arroz!

Mês 2
As orelhas começam a ‘nascer’, como uma pequena dobra de pele ao lado da cabeça. O tubo neural (estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal) também está em formação. Outra evolução: os ossos começam a substituir a cartilagem.