Estes e outros videos mostram duas crianças a interagir de forma aleatória e sem nexo. Ou será o contrário ? Será que se fosse assim, as crianças conseguiam entender-se minimamente para interagir no dia a dia ?
Existem diversos estudos sobre este caso e provam exactamente o contrário. Após várias horas de observação constatou-se alguns factos muito interessantes:
- Geralmente julga-se que os bebês dormem e mamam, e quando se expressam não passa de uma descarga emocional. No entanto não é bem assim, estudos revelam que desde muito cedo conseguem comunicar de forma culturalmente adequada.
- Embora não percebam o significado das palavras, conseguem aprender o que significam pelas suas relações e pelo ambiente que os rodeia.
- Dai ser muito importante passarmos o maior tempo possível com eles quando são bebes, de forma a que estas interpretações venham dos mais próximos, os pais.
- Se o choro ou o riso fosse uma mera descarga emocional, todos só bebes agiriam da mesma forma. No entanto eles choram e riem de forma diferente, consoante a situação.
- Se tivermos na presença de duas pessoas que interajam com o bebe diariamente, uma delas será sempre a preferida. Com esta pessoa as interacções, sons e atitudes são diferentes, e variam conforme a situação e desejo.
Estes pequenos guerreiros começam a vida a saber muito mais do que imagina, e com uma capacidade tremenda de aprendizagem e improviso. Se isto se mantivesse para sempre, já pensaram onde conseguíamos chegar ? 🙂
Vê aqui o que elas andavam a fazer! 😉
gostou? partilhe.